quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Blog criado para a disciplina de Fotografia II ( 2014.2) do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ministrada pela Profa. Valecia Ribeiro. O objetivo desse blog é registrar o desenvolvimento do meu processo de criação na construção de uma poética sobre a memória.

          A partir da proposta deste trabalho, decidi percorrer recortes de minha memória escrita, pictórica e fotográfica desde o meu nascimento. Como o processo de autoconhecimento faz parte de minha vida como o ar que respiro, aproveito esta oportunidade para mais um mergulho em minha história até os dias de hoje. Sempre que me revejo, me reinvento em novas dimensões. Numa destas visões, Roland Barthes, em "A Câmara Clara" diz: "o que vejo é o que me tornei Todo-Imagem".

2 comentários:

  1. Nos filmes "La Jetée" (Chris Marker, 1962) e "Os Doze Macacos" (Terry Gilliam, 1996), baseado no mesmo "La Jetée", a memória do protogonista viaja de uma cena marcante em sua infância, trazendo esta para o momento presente constantemente,como um trauma de infância. Sua memória torna-se conturbada, pois faz várias viagens ao passado efetivamente, perdendo-se por vezes entre o que é real, seu passado ou seu futuro. Por fim, constata-se a realidade de todos os tempos vividos, sendo a memória a corporificação de tudo o que ele viveu.

    ResponderExcluir