domingo, 15 de março de 2015




MUDANÇA JÁ!

Estamos vendo lá fora um apelo por mudança. Um apelo que pode tornar-se uma exigência.  Chega! Não dá para continuar vivendo assim – vendo um monte de coisa errada e absurda e não fazer nada!

Precisamos agir sempre nessa direção para que a chama não se apague ou esmoreça. É hora de incendiarmos nossos corações na busca e na execução do bem comum, pois somente assim estaremos e encontraremos a paz, externa e interna.

Mas a grande mudança que precisa ser processada é a que cabe a cada um de nós, sem exceção. Se quisermos o fim da violência, precisamos primeiramente não ser mais violentos. E para que alcancemos a paz todos os nossos atos, pensamentos e sentidos devem ser nessa direção.

Assim, muitos hábitos precisam ser mudados, descartados e conquistados. O que me faz bem? O que sei que me faz mal e mesmo assim continuo fazendo? Todas as respostas estão dentro de nós. Basta nos vermos, nos conhecermos e não fugirmos mais de nós, aprendendo a nos aceitar como somos, aprendendo a nos amar. E no amor encontramos a paz.

Então, começamos a perceber melhor o outro – todos aqueles que cruzam o nosso caminho. Devo recebê-los em paz, independentemente de como eles venham até mim. Se estou numa estrada e vejo no retrovisor um carro se aproximando em alta velocidade, tanta que logo encosta em minha traseira - o quanto antes sairei de sua frente, dando passagem. Se estou numa via movimentada e outro carro pede espaço para entrar nela, por que não ser gentil dando passagem? É tão bom fazer o bom caminho...

Há muito que mudar: respeitar as filas; não pagar propinas; dirigir com calma e prudência para não machucar a si nem ninguém; respeitar o próximo; etc. Ser honesto, paciente, gentil, calmo, alegre, carinhoso,... Cheio de vida! Não julgar, brigar, atacar, desejar o mal,... Parar de me machucar, me punir, me culpar,...
E confiar no bem sempre, fazendo o que achamos ser correto. E nessa busca por agir e ser melhor é fundamental que aprendamos com os nossos erros, para não cair no ciclo vicioso de repetir o erro, o sofrimento, a crueldade, o desprezo, a estupidez, a tristeza, a angústia, a raiva, o medo, a culpa, a autopunição, o masoquismo, etc. Pois o que plantarmos, colheremos certamente.

O plantio é livre, mas a colheita é certa. Só depende de nós.


Atibaia, 19/06/2013, 11:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário